Notícias

30/09/2019

Frente Parlamentar dos Veiculos Sobre Duas Rodas é lançada na Alesp

Frente Parlamentar dos Veiculos Sobre Duas Rodas é lançada na Alesp

A frente tem o objetivo de propor debates, projetos e soluções para o segmento.  

A Frente Parlamentar dos Veículos sobre Duas Rodas foi lançada, na última terça-feira (17), em solenidade realizada no auditório Paulo Kobayashi da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. A frente foi criada a pedido do presidente da Anfamoto, Orlando Cesar Leone e será presidida pelo deputado Jorge Wilson Xerife do Consumidor (PRB-SP) e conta com apoio de cerca de 50 deputados estaduais, podendo haver ainda a adesão de outros deputados que já tem demonstrado interesse. A solenidade contou com a presença de autoridades, entidades e sindicatos do ramo bem como demais interessados no tema.  

O Deputado Jorge Wilson Xerife do Consumidor citou que diante da gravidade e preocupação com o grande número de acidentes envolvendo motocicletas e vitimando milhares de jovens, inclusive em idade produtiva, há uma grande necessidade em se estabelecer políticas públicas eficientes para que o número de acidentes diminua e para que haja um trânsito mais seguro. Citou ainda que o SUS gasta todos os anos metade de sua verba só com esses acidentes. O Deputado enfatizou que frente tem por objetivo realizar uma série de ações internas e externas e que será um elo para que a classe possa reivindicar a defesa de seus interesses. “São trabalhadores levando o sustento para sua família todos os dias, temos que zelar por esses consumidores, tanto no aspecto trabalhista, quanto no social e legal”, concluiu o Deputado. 

  

O presidente da Associação Nacional dos Fabricantes e Atacadistas de Motopeças – ANFAMOTO, Orlando Cesar Leone, agradeceu e parabenizou o Deputado Jorge Wilson pela iniciativa de criar a frente. Ressaltou em sua fala que a instalação da frente não se resume a um ato político e sim uma importante abertura para discutirmos dentro da casa legislativa, pautas de suma importância para todos os envolvidos no universo de duas rodas. Leone faz um pedido especial para que o segmento se envolva nessa ação e participe efetivamente, trazendo temas e trabalhando em prol do segmento. “De hoje em diante teremos voz, para que nossas bandeiras e reivindicações sejam ouvidas e temos que aproveitar essa oportunidade”, finalizou Leone.   

  

Já para Carlos Porto, Vice-presidente da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores, agradeceu o convite e elogiou a iniciativa, bem como colocou à disposição Frente Parlamentar de Mobilidade urbana que pode unir forças com a Frente dos Veículos de Duas Rodas. Ressaltou ainda que a Fenabrave participará ativamente dos trabalhos.  

  

O Presidente do Sindicato dos Mensageiros, Motociclistas, Ciclistas e Mototaxistas do Estado de SP – SindimotoSP, Gilberto Almeida Santos, falou sobre a “pejotização” das empresas de entregas por aplicativos, “Só na capital paulista temos em média 100 mil trabalhadores vivendo do trânsito e das entregas, à margem da clandestinidade e com o conhecimento do poder público municipal e estadual”. Gil ressalta que o número de acidentes vem crescendo e que não há uma política firme para que haja redução desses números. Hoje mais de 60 empresas exploram os serviços de entrega por aplicativo, o crescimento dessa atividade alavancou o número de acidentes. Em 2019, completou 10 anos da lei que regulamenta a atividade de motofrete e mototaxi no Brasil e ainda existem muitos entraves, falta interesse dos municípios e a regulamentação não avança da maneira que deveria. Gil finalizou sua fala parabenizando a inciativa e comentou que é um início para que possamos fazer um grande trabalho.  

Dentre os objetivos da Frente Parlamentar de veículos sobre duas rodas estão viabilizar iniciativas públicas para defender os motociclistas, dando-lhe mais segurança, e ainda fomentar o setor de motopeças. Pretende ainda estimular e desenvolver estudos para aperfeiçoar a legislação referente à classe e ao mercado. Para isso, serão criados vários grupos temáticos, que abordarão temas como legislação e tributação, sustentabilidade e segurança pública.  

Serão formados comitês para tratar de assuntos específicos relacionados a cada tema do universo de duas rodas, destacamos alguns:  

  • Veículos de Duas Rodas  
  • Motopeças  
  • Segurança no Trânsito e cidadania  
  • Legislação e tributação  
  • Sustentabilidade  
  • Segurança publica   
  • Lojistas  

Foi realizado um amplo debate entre os presentes que puderam expor um pouco da realidade do mercado e das dificuldades que vivem atualmente. Todos elogiaram a iniciativa e destacaram a importância da ação.   

O Deputado Jorge Wilson Xerife do Consumidor e o Presidente da Anfamoto, Orlando Cesar Leone, agradeceram a presença de todos, e foi declarada instalada a Frente Parlamentar dos Veículos sobre Duas Rodas deixando a mesma a disposição de todos.  

voltar