Notícias

27/03/2020

MANIFESTO DO SETOR DE MOTOPEÇAS

MANIFESTO DO SETOR DE MOTOPEÇAS

Associação Nacional dos Fabricantes e Atacadistas de Motopeças

O BRASIL NÃO PODE PARAR!!!

A PANDEMIA DO COVID-19 E SEUS EFEITOS DEVASTADORES NA ECONOMIA E NOS SETORES PRODUTIVOS. A ANFAMOTO BUSCA SOLUÇÕES PARA O SETOR NO ENFRENTAMENTO DA CRISE

A falta de previsão é algo assustador. No caso dessa epidemia já podemos imaginar o que vem pela frente, desemprego, desaceleração da economia, uma série crise política onde desejos escusos se sobrepujarão aos interesses da nação. 

O Brasil vive uma situação crítica, que nos levará a uma economia também enferma e uma avalanche de perdas, econômicas, sociais, políticas e até morais. A indústria acabou por ficar emparedada por uma política macroeconômica de anos que visou sempre o mercado financeiro. O processo de desindustrialização é uma realidade enfrentada há décadas, fazendo assim com que produtos importados tivessem maior aceitação e facilidade em se instalar para suprir o que não produzimos aqui. 

Os meios de comunicação têm noticiado de forma incessante, os terríveis efeitos da atual condição que vivemos. Escolas suspenderam as aulas, o sistema de saúde está em clima de hospitais de campanha, temendo um colapso eminente, países fechando suas fronteiras e o comércio fechado.

O setor de motopeças, assim como seus empresários apoiam irrestritamente as orientações e determinações oficiais não só do nosso governo, bem como da OMS. Mas como já é visto e também amplamente divulgado os motoboys e motofretistas tem estado na linha de frente, em todos os Estados e grandes cidades do Brasil, para garantir entregas de alimentos, medicamentos e documentos, até suprindo uma demanda que seria dos Correios que suspenderam alguns de seus serviços como o Sedex por exemplo. E precisam manter seus veículos em dia até para prosseguir com seu trabalho.

Dessa forma preocupados com todas as empresas ligadas ao setor de Motopeças que geram 300 mil empregos diretos e indiretos, é responsável por 0,21% do PIB nacional, as empresas aqui representadas estão se esforçando ao máximo para manter nosso maior patrimônio que são nossos colaboradores. Somos geradores de empregos, impostos e responsáveis por manter muitas famílias. 

Sendo assim pedimos encarecidamente que revejam a ordem de fechamento do comércio, não queremos por em risco a saúde das pessoas, nem tão pouco por a economia e o dinheiro acima delas. Mas não podemos parar correndo o risco de gerar novamente o ciclo vicioso do desemprego, da fome e do caos. 

Acreditamos também que essa retomada deve ser ordenada, não estamos pleiteando a reabertura sem ter critérios sérios e rígidos para tal. Entendemos que precauções devem ser 

mantidas e o grupo de risco mantido em isolamento social. Inclusive pleiteamos para que o horário de funcionamento seja menor do que o convencional dentro do estabelecidos pelas relações de trabalho. Nosso esforço é no sentido de que a economia não pare, mas com segurança para que possamos até evitar um mal maior. 

O Brasil Não pode parar!!

ORLANDO CESAR LEONE – PRESIDENTE DA ANFAMOTO

voltar