Notícias

19/05/2022

MAIO AMARELO – O FOCO É A SEGURANÇA

MAIO AMARELO – O FOCO É A SEGURANÇA

A frota circulante oficial divulgada pela Senatran – Secretaria Nacional de Trânsito, órgão do Ministério da Infraestrutura, deu conta que temos em circulação no País 30.527.097 motocicletas. O que reforça que a motocicleta assumiu um importante papel na mobilidade urbana. Ou seja, são mais de 30 milhões de pessoas habilitadas para conduzir motos no Brasil, seja por comodidade e rapidez na locomoção para o trabalho, por lazer, hobby ou profissão. Temos ainda serviços públicos que são feitos com motocicletas, tais como os da polícia militar, bombeiros, Samu, correios, entre outros.

A moto vem se destacando de diversas formas especialmente em tempos de crise, do preço do combustível acima dos R$ 6, da dificuldade em ter um carro próprio, e por conta da pandemia onde se tornou incomoda a utilização do transporte público. As vantagens da motocicleta nesse contexto são inúmeras, especialmente no que diz respeito a economia de combustível, a agilidade no trânsito, o valor menor de compra e economia na manutenção.

Além de transporte as motos são também fonte de renda. Porém também são a parte mais frágil do trânsito. Dessa forma, chamo a atenção de todos os amigos motociclistas, para esse movimento que já se consolidou entre vocês. A campanha do Maio Amarelo de 2022 tem como tema: “Juntos Salvamos Vidas”. O princípio da campanha nos chama atenção para a reflexão de que todos temos responsabilidade no trânsito. O princípio da campanha nos chama a reflexão sobre a necessidade de preservação da vida, e de que não colocar alguém em risco é também uma forma de que todos nós podemos contribuir para um trânsito mais seguro e que visa proteger a vida.

O poder público através de campanhas educativas, politicas públicas, ações que envolvam a sociedade e abordem todas as questões complexas que a mobilidade urbana e o trânsito exigem, tem que sensibilizar todos os atores envolvidos para um trânsito mais harmônico e humano. No guidão de uma moto tem um pai ou uma mãe de família que está voltando para casa após um longo dia de trabalho. Esperamos que todos possam seguir as boas normas e práticas para que assim todos juntos possamos evitar mortes e sequelados. Cada um de nós pode contribuir, promovendo uma mudança de comportamento e fazendo a coisa certa.

Um forte abraço e boa leitura.

Orlando Cesar Leone

Presidente da Anfamoto

voltar