Notícias

14/06/2023

FRENTE PARLAMENTAR DOS VEICULOS SOBRE DUAS RODAS É LANÇADA NA ALESP

FRENTE PARLAMENTAR DOS VEICULOS SOBRE DUAS RODAS É LANÇADA NA ALESP

A Frente Parlamentar dos Veículos sobre Duas Rodas foi lançada, em 05 de junho de 2023, em solenidade realizada no auditório Teotonio Vilela, da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. A pedido do presidente da Anfamoto, Orlando Cesar Leone, a frente foi criada e será presidida pelo deputado e Líder do Governo, Jorge Wilson Xerife do Consumidor (REP-SP) e conta com apoio de cerca de 50 deputados estaduais, podendo haver ainda a adesão de outros deputados que já tem demonstrado interesse. A solenidade contou com a presença de autoridades, entidades e empresários do ramo bem como demais interessados no tema.

A frente busca ser um elo para que os motociclistas e representantes do segmento de motopeças possam reivindicar seus interesses e anseios, que serão promovidos por meio de debates, seminários e outras ações voltadas para criar e orientar políticas públicas focadas no segmento. O deputado Jorge Wilson Xerife do Consumidor, disse que “O setor de duas rodas ajuda a impulsionar o País e especialmente o Estado de São Paulo. E por isso, nada mais justo do que termos esse assento, nesta Casa Legislativa, que é a maior da América Latina, para dar apoio ao setor e aos consumidores, que também precisam de ajuda governamental”. Ainda em sua fala o Deputado ressalta que precisamos discutir a segurança de quem anda em duas rodas, o número de assaltos a motociclistas vem crescendo rapidamente. “Hoje quem tem uma moto de maior cilindrada tem medo de sair de casa e ter seu bem roubado”, diz o Xerife. “Vamos trabalhar para que o crime seja coibido”, completou. Enfatizou ainda que a participação do setor é fundamental para construímos políticas públicas para o segmento como um todo.

O presidente da Associação Nacional dos Fabricantes e Atacadistas de Motopeças – ANFAMOTO, Orlando Cesar Leone, agradeceu e parabenizou o Deputado Jorge Wilson pela iniciativa de criar a frente, e pelo empenho e o trabalho desenvolvido para o segmento. Ressaltou que desde 2015 quando o deputado iniciou seu primeiro mandato, já instalou a primeira frente e iniciou os trabalhos pelo setor. Leone disse ainda que hoje temos no Brasil 33 milhões de motos emplacadas, no Estado de São Paulo são mais 6,7 milhões e na capital paulista já somam 1,3 milhão. “O setor tem a oportunidade de ter uma cadeira na maior casa legislativa do País e precisa aproveitar para que possamos colocar nossas demandas e ter união para que essas demandas cheguem adequadamente ao legislativo”, disse o presidente da Anfamoto. Informou ainda que a Frente Parlamentar Municipal será instalada em breve. Bem como alertou as autoridades presentes sobre o alto número de peças roubadas que foram apreendidas, que somam 1.000 toneladas. “É preciso tomar providências para que essas peças roubadas virem sucata e não retornem ao mercado”, conclui Leone.

O Vereador Jorge Wilson Filho, que estava representando o Prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, disse que tem o compromisso de instalar a Frente Parlamentar Municipal, pois com esse número de usuários de motocicletas na capital temos muito a fazer pelo setor. Ressaltou que “recebemos praticamente tudo hoje por entrega e essas entregas são feitas sobre duas rodas, então deve haver uma ampla defesa pelos interesses do setor, será fundamental que os três poderes conversem para que os anseios do setor sejam atendidos”, concluiu o vereador.

O Secretário de Transportes de Guarulhos, Luigi Lazzuri Neto, representando o Prefeito de Guarulhos Guti, elogiou a criação da frente, e falou sobre o Maio Amarelo, mês de conscientização e prevenção de acidentes e mortalidade no trânsito. Ressalta que o tema é constantemente debatido em Guarulhos, que tem também um monitoramento mensal de acidentes no município. “Graças aos motoentregadores, pudemos receber produtos em casa, dessa forma essa categoria é muito importante. Por isso a Frente Parlamentar será fundamental para defendermos o setor como um todo”. Lazurri enfatiza ainda a implantação da Faixa Azul em São Paulo, que garantiu que nos trechos onde foi implantada o resultado foi expressivo, pois não houve nenhum óbito no período implantado.

Fernando Longo, Secretário de Coordenação Governamental, da Prefeitura de São Bernardo do Campo, representando o Prefeito Orlando Morando, disse que “o município de São Bernardo tem uma relação muito forte com o setor automotivo, que é preponderante para o desenvolvimento econômico da região. Dessa forma estou muito satisfeito com o conteúdo do trabalho da Associação e da Frente para toda a cadeia de duas rodas, bem como para o desenvolvimento econômico do Estado e do País, pois gera empregos e empreendedores”. Conclui convidando a Anfamoto para estreitar relações com a cidade de São Bernardo do Campo.

Já o Coronel PM Clodoaldo Cordesco, representando o Secretário de Segurança Pública de São Paulo, o Coronel Guilherme Derrite, parabenizou a todos envolvidos pelo trabalho realizado em prol do setor. “Sabemos da importância dos veículos de duas rodas no cotidiano das cidades e das pessoas. A SSP está atenta a todas as demandas ligadas a segurança dos usuários. A Secretária está à disposição para ouvir as demandas do setor”, conclui Cordesco.

O Secretário de Gestão de Mairiporã, Marcio Alexandre, representando o Prefeito Aladim, parabenizou a iniciativa do deputado e destacou que a Frente Parlamentar é de suma importância para que o setor seja representado na esfera legislativa. E que é uma força para os usuários dos veículos de duas rodas e para toda a cadeia produtiva.

Dentre os objetivos da Frente Parlamentar de veículos sobre duas rodas estão viabilizar iniciativas públicas para defender os motociclistas, dando-lhe mais segurança, e ainda fomentar o setor de motopeças. Pretende ainda estimular e desenvolver estudos para aperfeiçoar a legislação referente à classe e ao mercado. Para isso, serão criados vários grupos temáticos, que abordarão temas como legislação e tributação, sustentabilidade e segurança pública. Serão formados comitês para tratar de assuntos específicos relacionados a cada tema do universo de duas rodas, destacamos alguns:

• Veículos de Duas Rodas
• Motopeças

• Segurança no Trânsito e cidadania
• Legislação e tributação
• Sustentabilidade
• Segurança publica
• Lojistas

O Delegado Roberto Monteiro, falou sobre o trabalho realizado na operação Fur Partesda Polícia Civil do Estado de São Paulo. Nessa operação foram apreendidas 1.100 toneladas de motopeças e foram cumpridos mais de 59 mandatos de busca e apreensão e foram interditados 60 estabelecimentos que vendiam peças fruto dessa natureza. Essas peças precisam ser leiloadas para que virem sucatas e não abasteças o comércio clandestino. “Essas peças são manchadas de suor e sangue de trabalhadores que são vítimas de latrocínio, por isso há necessidade de um basta nessa atividade criminosa, com a repressão continua”, diz Monteiro.

Representando o Delegado e Secretário Executivo Adjunto de Segurança Pública de São Paulo, Osvaldo Nico Gonçalves, o Delegado Gustavo Mesquita fez uso da palavra dizendo que a Polícia está a disposição para continuidade no trabalho de repressão e inibição do crime no setor.

O Presidente do Falcões Moto Clube, Percy destacou a importância da união dos motoclubes com a Anfamoto, para que se iniciem tratativas para aumentar a segurança dos usuários de motos. E a necessidade de se olhar mais para os motoclubes, pois são muitos motoqueiros que promovem ações em prol da comunidade.

A Sra. Marcia Gomes, diretora de relações governamentais, da Wabtec Dia-Frag, que emprega de forma direta e indireta 1.600 pessoas no Estado de São Paulo. A executiva disse que “gostaria de agradecer pois essa Frente Parlamentar será histórica, não só para São Paulo, mas também para os outros estados, pois será um espelho para alavancar a atuação em outros estados”. Comenta ainda que só a união, a participação e o engajamento de todos fará diferença no setor. E que há três pontos importantes a serem tratados, um deles é a Substituição tributária que tira impostos de São Paulo, a concorrência desleal e o aumento dos critérios de segurança. “Essa Frente será fundamental para tratar desses pontos”, conclui Marcia.

Em suas considerações finais o presidente da Anfamoto enfatiza que todas as pautas colocadas serão levadas em consideração e tratadas tanto no âmbito legislativo, quanto no associativo. E que levaremos os projetos, especialmente, o de redução da carga tributária em equipamentos de segurança. Ressalta sobre a união do mercado, que precisamos que todos participem e prestigiem a associação.

O Deputado Jorge Wilson Xerife do Consumidor agradeceu a presença de todos, declarou instalada a Frente Parlamentar dos Veículos sobre Duas Rodas deixando a mesma a disposição de todos.


Sobre ANFAMOTO

A Associação Nacional dos Fabricantes e Atacadistas de Motopeças, fundada em 2 de setembro de1980 e sediada na cidade de São Paulo, é uma instituição que se dedica à estruturação e fomento às melhores práticas pela indústria de motopeças brasileira, o que faz a partir de olhar atento à manutenção da competitividade e o zelo pelos interesses dos mais de 250 associados, além de buscar o reconhecimento e respeito como instituição que promove o desenvolvimento sustentável das indústrias e empresas instaladas no Brasil. Além do incentivo ao crescimento do setor, a ANFAMOTO preza pela ética e respeito aos princípios legais na indústria. A entidade organiza, em parceria com os associados, estudos, ações de conscientização e dá suporte ao estabelecimento de normas técnicas essenciais para o fortalecimento do mercado nacional. A organização também publica a revista bimestral Anfamoto em Revista e promove o Salão Nacional e Internacional das Motopeças, maior evento da área. A cada edição, as principais marcas e seus
expositores apresentam tendências e novidades para o mercado de motopeças, ampliando a rede de relacionamentos e gerando volumes expressivos em negócios realizados.

voltar